Sou publicitária formada e trabalhei com marketing e redação a minha vida toda, porém, nada me preparou para as mídias digitais. Com o boom do MSN e do Orkut, me tornei em uma viciada em redes sociais, mantendo perfis pessoais e me conectando com amigos. Com o início de minha carreira em 2010, ingressei nas novas mídias que ainda não havia me interessado: blog, Twitter e Facebook. E elas foram e ainda são grandes ferramentas para divulgação do meu trabalho. É um método barato e que me aproxima de meus leitores.
Hoje vou dar algumas dicas sobre a mídia social mais utilizada por todos os brasileiros: o Facebook. Não existe fórmula. Mesmo fazendo cursos e mais cursos, esse tipo de mídia está em constante evolução, portanto, precisei testar e descobrir o que mais agrada meus leitores e faço isso todo dia, porque tudo pode mudar em um estalar de dedos. Não é porque um post deu certo hoje, que vai funcionar amanhã. E são essas experiências que vou dividir com vocês hoje.
1 - Facebook não é outdoor, nem anúncio de revista/jornal, muito menos loja virtual: compartilhar seu livro (com sinopse, capa e link de compra) sem parar não vai fazer com que venda mais ou menos. Na verdade, não vai fazer diferença alguma, só vai irritar as pessoas que estão acompanhando seu perfil e fazê-los parar de dar atenção aos seus posts, ainda que você não seja excluído ou bloqueado.
2 - Marcar pessoas em fotos e comentários é chato e irritante: não faça isso a menos que você tenha certeza de que a pessoa não vai se importar de ser marcada, o que é muito difícil, ainda mais se não conhece intimamente a maioria das pessoas que tem em seu perfil. Se for algo bombástico e que realmente vale a pena, arrisque-se, mas tome cuidado com a frequência, você pode ser bloqueado.
3 - Grupos... tenho lá minhas dúvidas: eu particularmente, não acredito que seja eficiente. Eu vejo grupos e mais grupos serem criados todo o santo dia e sou convidada para muitos, mas não acompanho nenhum. Primeiro porque não tenho tempo de ficar lendo e comentando tudo isso. Segundo: a maioria dos grupos não me interessam. Terceiro: o que mais vejo é gente entrando em grupos e apenas compartilhando, mas quem está vendo esses postos? Eu acho que ninguém. Fora que existem grupos de leitores que compartilham links de livros pirateados, o que sou extremamente contra. Quem tiver e quiser dividir suas experiências nos comentários, por favor, fique à vontade.
4 - FanPage x Perfil: são diferentes e você precisa entender isso para fazer certo. FanPage, como o próprio nome diz, é uma página de fãs, as pessoas entram nela se quiserem seguir seu trabalho, esse é o grande diferencial em relação ao perfil. Já neste último, você é uma pessoa, um cidadão brasileiro que tem amigos, família, se diverte e trabalha. Sentiu a diferença? Não compartilhe posts da página em seu perfil o dia todo, é perda de tempo e energia e não vai fazer todos seus cinco mil amigos curtirem a fanpage do seu livro.
5 - Não se exponha ao ridículo: não vale tudo para aparecer, não vale mesmo! Você não precisa comentar tudo que está acontecendo no mundo inteiro para que seja popular. Você não deve tirar uma foto de si mesmo pagando mico para que as pessoas te achem engraçado. Você não pode misturar o autor com o personagem, a sua criação é uma parte de você, mas não é você. Deixe isso claro e não confunda os leitores, nem abra brechas para ofensas pessoais, que são muito comuns na rede.
6 - Jamais em toda sua vida exclua um comentário que não gostou! JAMAIS! Isso é muito sério. É nas redes sociais que as pessoas se soltam e dizem o que querem para qualquer um achando que estão em seu direito de livre expressão. Não se rebaixe, não discuta, não xingue, pelo amor dos deuses literários! Dependendo do comentário, nem vale uma resposta.
7 - Não finja ser quem você não é: passar uma imagem montada de você mesmo também não é legal. Não é nada honesto, você estará enganando seus seguidores na maior cara de pau. Por favor, gente, não caia nessa armadilha do ego. Ser o "fodão" te tornará antipático aos olhos de muitos.
8 - Não ignore seus colegas de profissão: você não é o único escritor da face da terra e com certeza não será o último, portanto, não torne sua timeline uma disputa de quem vende mais e não inveje quem vende. Ser escritor é complicado e se estiver sozinho, fica pior ainda. Leitor não é exclusivo de ninguém, portanto, não ache que ele está conquistado para sempre porque o que ele procura é por novidades.
9 - Não fale mal de editoras: a menos que você tenha sido prejudicado e esteja fazendo um alerta para outros escritores não caírem na mesma armadilha, não saia ao quatro ventos detonando as editoras. Eu sei que o perfil é seu e você fala o que quiser nele, porém, a forma como se porta na internet e a imagem que passa podem ser decisivos na hora de receber um sim ou um não na avaliação de seu original. Isso é a mais pura verdade, se tem um editor lendo seu original, pode ter certeza de que ele em algum momento vai dar uma olhada no seu Facebook. E o que você quer que ele encontre?
10 - Esqueça as promoções para ganhar like: não force seus leitores a curtirem sua página ou compartilharem um post, não vai adiantar de nada, o Facebook NÃO mostra o conteúdo que você posta para todo mundo que curtiu a página. Mas por quê ele faz isso, santo Deus? Porque é muita coisa acontecendo, então ele seleciona, avaliando o interesse dos usuários. Você precisa mais do que likes, você busca interação: likes, comentários e compartilhamentos espontâneos. Tenha isso sempre em mente antes de publicar um post.
Ufa, consegui!!! Continua em um próximo post, vou parar por aqui agora. Poxa, tenho muita coisa para falar, vai ser uma série grande! Até mais ver e ótimo trabalho para vocês! Beijos