Redes e mais redes que não acabam mais!!!

10:38

Oi, gente, aqui estou eu de novo para falar de marketing digital para autores. Uma forma barata e eficiente de estar sempre em contato com seus leitores. Já vimos nos posts anteriores como não ser chato no Facebook e também como interagir com eficiência. Mas não existe apenas esta mídia social e algumas dão suporte à sua carreira e à sua imagem na internet. Vamos conferi-las.

Twitter: esta rede ainda não morreu, nem vai para falar a verdade. Perdeu força depois que os brasileiros preferiram o Facebook, mas tem muita gente que ainda usa, principalmente fora do país e é importante você também estar lá, se conectar com autores e perfis interessantes, blogueiros, canal de notícias do meio literário, etc. Não use o Twitter de diário, por favor, gente. Faça posts diretos e objetivos, até porque você tem apenas 140 caracteres para passar a sua mensagem. Não picote informação porque ela vai se perder. A chave do Twitter é ser sucinto ao máximo, passando uma mensagem que seja atraente. Complemente o tweet com um link se sua mensagem for maior, direcionando seu leitor para outros canais. Pode ser um post, uma matéria, seu livro ou um vídeo. Seja criativo! Outra coisa que vale ressaltar nesta rede é que é mais dinâmica que o Facebook. Você pode postar mais, porque a timeline não é randômica como no Face, e quem não viu seu tweet não vai rolar para ver. Funciona em tempo real. Observe sempre quais são os melhores horários para postar, quando tem mais gente interagindo (isso serve para o Facebook também). Aproveite para fazer interações, faça perguntas, ofereça brindes e promoções relâmpagos.

Youtube: Você precisa ter um canal! Brasileiro e o mundo todo gosta de assistir e criar vídeos, aproveite isso e esteja nesta rede. Crie playlists com as músicas que te inspiram a escrever, favorite vídeos em que você ou seu livro são citados e crie seus próprios vídeos. Pode ser sobre qualquer coisa: um lançamento, uma curiosidade, um booktrailer, mas você precisa interagir nesta rede também. Uma observação sobre booktrailer: não pode ter mais do que 1min e 30seg, este é o tempo máximo, você só precisa deixar seu leitor curioso. Assista trailers de filmes para se inspirar e preste atenção nos ganchos e no suspense. Escolha uma trilha forte, que tenha a ver com a obra. Cause impacto e faça seu leitor desejar seu livro.

Wattpad: Se eu fosse você, entrava nesta onda! Sério, gente, não tem nada mais gratificante do que postar periodicamente um capítulo de seu livro nesta rede grátis e ter milhares de leitores surtando e pedindo mais. É o sonho de todo escritor! Se você nunca publicou nada na sua vida, mas quer começar, é o melhor meio de testar a si mesmo e a sua história. Esta rede é um termômetro. Poste um texto completo e veja o que acontece. Vale tudo! Contos, crônicas ou romances. Estes últimos são os mais lidos, porém, o melhor, são os comentários dos leitores. É um retorno que precisamos para impulsionar nosso trabalho. Eu costumo postar alguns capítulos de degustação, já que disponibilizo minhas obras para compra na Amazon. E indico, com toda a certeza, tenho muitos fãs e leitores conquistados nesta rede.

Blog: Você precisa ter um. O ideal é que você tenha um site profissional, com domínio próprio (paga-se anualmente e é muito barato) e um e-mail de contato (hospedagem também não é caro), onde pode disponibilizar tudo sobre sua carreira de forma atraente, te aproximando mais dos leitores. Fale de você como se estivesse contando sua vida para um amigo e crie sinopses surtantes de seus livros para incentivar seus leitores a degustarem e clicarem no botão COMPRAR. Mas como ter só um site estático e sem graça não rola, você precisa de um espaço, um blog dentro do site, no qual você possa falar direto com seus leitores, de forma descontraída e divertida sobre novidades ou qualquer outro assunto que domine e queira dividir com eles. É esta parte que vai dar acesso ao site e, consequentemente, fazer com que mais pessoas te conheçam melhor e saibam sobre o que você escreve. Elas podem se interessar tanto que queiram receber informações por e-mail, por isso, coloque uma opção de cadastro. Ofereça algo mais para incentivar a darem seu e-mail espontaneamente para você, como um conto grátis, por exemplo. Essa ferramenta vai permitir que possa usar a próxima mídia.

E-mail Marketing: É barato ter um ferramenta de disparo de e-mail e é essencial que você use para conversar com seus leitores diretamente em seus suas caixas de entrada e oferecer conteúdo exclusivo. Eles se sentirão especiais, queridos e correrão para seu site atrás de seu lançamento. Leitor quer novidade, tenha isso sempre em mente. E se não funcionasse, as empresas não gastariam tempo e dinheiro com esta ferramenta. Mas tome cuidado com o tipo de e-mail que você está mandando. Seja mais pessoal do que comercial. Lembre-se que sua imagem é de um escritor que ama o que faz e adora seus leitores. Você é uma pessoa acessível, por isso está mandando este e-mail e espera retorno, porque se importa com o que seus leitores pensam de você e de sua obra. Tenha isso em mente ao escrever as mensagens.

Google+: Tem muita gente usando a rede social do Google que veio para substituir o Orkut. Ela é bem melhor do que a antiga rede, mas ainda não é tão boa quanto o Facebook. Mas também tem leitores por lá, portanto, esteja acessível. Poste links e conteúdos com fotos sobre as novidades. Frases também são bem aceitas. Coloque widgets no seu site para que as pessoas te adicionem com facilidade e rapidez (isso também vale para todas as redes anteriores) e possam te encontrar e acompanhar o que você anda fazendo de bom. Não ignore esta mídia social.

Authorgraph: Esta rede é muito legal e se você tem eBooks publicados, precisa entrar nela. Aqui o autor pode interagir com seus leitores que compraram seus livros. É um gerador de autógrafo digital. Você cria uma página de autor com todos seus livros e quando alguém te solicitar um autógrafo, recebe um e-mail avisando. Então, basta escrever o texto, assinar e enviar. Pronto! Seu leitor terá um arquivo que pode ser baixado para o PC ou Kindle com um autógrafo personalizado. Ele vai achar um máximo!

Instagram: Gente, quase me esqueci desta! Esta rede está crescendo muito, principalmente no Brasil, é hora dos autores se ligarem nela. Poste fotos de seus livros, de momentos de sua vida, do que está lendo, pode ter imagens de quotes também. Solte a imaginação e conquiste seguidores :D

Skoob: Deixei esta por último, porém é uma das mais importantes. Você precisa estar onde seus leitores estão e o Skoob é apenas a maior rede de leitores deste país. Entendeu a importância dela? Não é só para você ter uma página de autor com a listagem de todos os livros que escreveu ou está escrevendo. Mas você precisa ter um perfil pessoal, como você tem no Face, e interagir de forma direta com os leitores. Percebi pelos recados que são trocados que tem muito spam, não façam propaganda em mídias sociais, gente, por favor! Isso está errado! Porém, os recados que vejo que são respondidos e não xingados são os de troca de informação. Os leitores olham a estante um do outro, trocam livros, indicam. É para isso que eles usam a rede e é isso que você deve fazer. Primeiro, tenha em sua estante seus livros e todos os livros que você leu, inclusive os livros de seus colegas. Isso é uma baita propaganda indireta! Segundo, escolha um livro que seja do mesmo gênero do seu, vá na lista de pessoas que leram, e indique. Mas nada de dizer: desculpe por este recadinho, mas ser autor no Brasil é complicado. Não interessa para eles que você seja autor e que está enlouquecendo para divulgar seu livro. Ninguém vai aceitar se enfiar a obra guela abaixo. Isso não funciona. Se indicação sim, faça isso. Seja pessoal. Você pode usar sua criatividade na indicação. Se for lançamento ou tiver algum diferencial como estar no ranking dos mais vendidos, por exemplo, ou ter resenhas positivas, cite isso de forma natural. Será o chamariz para que mais gente adicione, no mínimo, seu livro na estande deles. O retorno de leitores, com este tipo de recado, é muito grande. Inclusive dá para manter um ritmo legal de vendas. Você terá mais amigos, mais leitores conhecendo sua obra e mais livros vendidos. Ah, alguém está se perguntando, e anúncio pago? Você pode fazer por no mínimo um mês, o Skoob atende autores independentes também. Só se preparem porque o investimento é salgadinho. Ainda não fiz para testar o retorno, mas se só com recados tenho bastante, imagino quanto seria com um anúncio.

Bem, galera, é isso tudo! Gente, como eu escrevo, meu Deus! kkkkkkkkkk Espero que tenha ajudado bastante! Prontos para o post final? Beijinhos <3

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7 comentários

  1. Dicas valiosas, Josy! Acho que não faço metade disso aí!!! KKKKKKKKKKKKKK

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    1. Pois é, amiga, parece muita coisa, mas se você se organizar, dá para fazer :D O importante é não passar em branco kkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  2. Tudo devidamente copiado em um arquivo para muito estudo! Muito obrigada, querida Josy <3 <3 Estou aprendendo muito com seus posts <3

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  3. Perfeito, Josy!
    Você é mesmo a "bruxinha do marketing digital"! Hehehe
    Faz mágica!
    Não conhecia o autorgrath. Vou conferir.
    Obrigado pelas dicas.
    Super beijo! ^^

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    1. hahaahaa que bom que gostou, Leonardo! Por nada! Adorei o bruxinha kkkkkkkkkk Supe sucesso para você. Beijos

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  4. Muito bem, Josy!
    Gostei muito de suas dicas.
    Confesso que ainda tenho muita dificuldade de aplicar tudo isso. Preciso aprender a relacionar-me melhor nas redes sociais. Aos poucos, vou estudando o assunto e colocando em prática. Acho que meu perfeccionismo atrapalha um pouco nessas horas... kkkkk. Lerdo que sou, pelo menos tenho esperança naquele ditado de que os últimos serão os primeiros... rsrsrs.
    Valeu Josy!
    Bjos

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