Marketing no Facebook: você está fazendo isso errado!

by - janeiro 17, 2014

Sou publicitária formada e trabalhei com marketing e redação a minha vida toda, porém, nada me preparou para as mídias digitais. Com o boom do MSN e do Orkut, me tornei em uma viciada em redes sociais, mantendo perfis pessoais e me conectando com amigos. Com o início de minha carreira em 2010, ingressei nas novas mídias que ainda não havia me interessado: blog, Twitter e Facebook. E elas foram e ainda são grandes ferramentas para divulgação do meu trabalho. É um método barato e que me aproxima de meus leitores.
Hoje vou dar algumas dicas sobre a mídia social mais utilizada por todos os brasileiros: o Facebook. Não existe fórmula. Mesmo fazendo cursos e mais cursos, esse tipo de mídia está em constante evolução, portanto, precisei testar e descobrir o que mais agrada meus leitores e faço isso todo dia, porque tudo pode mudar em um estalar de dedos. Não é porque um post deu certo hoje, que vai funcionar amanhã. E são essas experiências que vou dividir com vocês hoje.
1 - Facebook não é outdoor, nem anúncio de revista/jornal, muito menos loja virtual: compartilhar seu livro (com sinopse, capa e link de compra) sem parar não vai fazer com que venda mais ou menos. Na verdade, não vai fazer diferença alguma, só vai irritar as pessoas que estão acompanhando seu perfil e fazê-los parar de dar atenção aos seus posts, ainda que você não seja excluído ou bloqueado.

2 - Marcar pessoas em fotos e comentários é chato e irritante: não faça isso a menos que você tenha certeza de que a pessoa não vai se importar de ser marcada, o que é muito difícil, ainda mais se não conhece intimamente a maioria das pessoas que tem em seu perfil. Se for algo bombástico e que realmente vale a pena, arrisque-se, mas tome cuidado com a frequência, você pode ser bloqueado.

3 - Grupos... tenho lá minhas dúvidas: eu particularmente, não acredito que seja eficiente. Eu vejo grupos e mais grupos serem criados todo o santo dia e sou convidada para muitos, mas não acompanho nenhum. Primeiro porque não tenho tempo de ficar lendo e comentando tudo isso. Segundo: a maioria dos grupos não me interessam. Terceiro: o que mais vejo é gente entrando em grupos e apenas compartilhando, mas quem está vendo esses postos? Eu acho que ninguém. Fora que existem grupos de leitores que compartilham links de livros pirateados, o que sou extremamente contra. Quem tiver e quiser dividir suas experiências nos comentários, por favor, fique à vontade.

4 - FanPage x Perfil: são diferentes e você precisa entender isso para fazer certo. FanPage, como o próprio nome diz, é uma página de fãs, as pessoas entram nela se quiserem seguir seu trabalho, esse é o grande diferencial em relação ao perfil. Já neste último, você é uma pessoa, um cidadão brasileiro que tem amigos, família, se diverte e trabalha. Sentiu a diferença? Não compartilhe posts da página em seu perfil o dia todo, é perda de tempo e energia e não vai fazer todos seus cinco mil amigos curtirem a fanpage do seu livro.

5 - Não se exponha ao ridículo: não vale tudo para aparecer, não vale mesmo! Você não precisa comentar tudo que está acontecendo no mundo inteiro para que seja popular. Você não deve tirar uma foto de si mesmo pagando mico para que as pessoas te achem engraçado. Você não pode misturar o autor com o personagem, a sua criação é uma parte de você, mas não é você. Deixe isso claro e não confunda os leitores, nem abra brechas para ofensas pessoais, que são muito comuns na rede.

6 - Jamais em toda sua vida exclua um comentário que não gostou! JAMAIS! Isso é muito sério. É nas redes sociais que as pessoas se soltam e dizem o que querem para qualquer um achando que estão em seu direito de livre expressão. Não se rebaixe, não discuta, não xingue, pelo amor dos deuses literários! Dependendo do comentário, nem vale uma resposta.

7 - Não finja ser quem você não é: passar uma imagem montada de você mesmo também não é legal. Não é nada honesto, você estará enganando seus seguidores na maior cara de pau. Por favor, gente, não caia nessa armadilha do ego. Ser o "fodão" te tornará antipático aos olhos de muitos.

8 - Não ignore seus colegas de profissão: você não é o único escritor da face da terra e com certeza não será o último, portanto, não torne sua timeline uma disputa de quem vende mais e não inveje quem vende. Ser escritor é complicado e se estiver sozinho, fica pior ainda. Leitor não é exclusivo de ninguém, portanto, não ache que ele está conquistado para sempre porque o que ele procura é por novidades.

9 - Não fale mal de editoras: a menos que você tenha sido prejudicado e esteja fazendo um alerta para outros escritores não caírem na mesma armadilha, não saia ao quatro ventos detonando as editoras. Eu sei que o perfil é seu e você fala o que quiser nele, porém, a forma como se porta na internet e a imagem que passa podem ser decisivos na hora de receber um sim ou um não na avaliação de seu original. Isso é a mais pura verdade, se tem um editor lendo seu original, pode ter certeza de que ele em algum momento vai dar uma olhada no seu Facebook. E o que você quer que ele encontre?

10 - Esqueça as promoções para ganhar like: não force seus leitores a curtirem sua página ou compartilharem um post, não vai adiantar de nada, o Facebook NÃO mostra o conteúdo que você posta para todo mundo que curtiu a página. Mas por quê ele faz isso, santo Deus? Porque é muita coisa acontecendo, então ele seleciona, avaliando o interesse dos usuários. Você precisa mais do que likes, você busca interação: likes, comentários e compartilhamentos espontâneos. Tenha isso sempre em mente antes de publicar um post.

Ufa, consegui!!! Continua em um próximo post, vou parar por aqui agora. Poxa, tenho muita coisa para falar, vai ser uma série grande! Até mais ver e ótimo trabalho para vocês! Beijos

You May Also Like

38 comments

  1. Sua diva, que dicas de ouro!!!!! Realmente, marketing no facebook é uma complicação só. Excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado para caramba hahahaha A gente vai errando um dia e acertando no outro e assim segue a vida!!!!

      Excluir
  2. Josy, adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Desde ontem estava super ansiosa por essa postagem e valeu a pena esperar.
    Valeu pelas dicas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oir nada, Gleize, prometo responder todos os "mandamentos" em um próximo post sobre o que pode ser feito. *-*

      Excluir
  3. Dicas maravilhosas, Josy <3 Realmente algumas formas de marketing no Facebook acabam dando o efeito contrário e se tornam bem irritantes... hehe... Obrigada pelo post! Ansiosa pelo próximo.

    ResponderExcluir
  4. Excelente dicas! E muito pertinentes, Josy! Não vou dizer que concordo 100% com todas, mas com 99%, sim!! (rsrs)

    A dica número 6 deveria servir de alerta para muita gente: "Jamais em toda sua vida exclua um comentário que não gostou!" . Vejo alguns amigos de letras reclamando muito dos comentários e ameaçando excluir seus seguidores por isso. Acho que se faz necessário muito cuidado com radicalismos, pois não somos melhores do que ninguém. Já deixei de comentar posts porque percebi que a pessoa não pode ser contestada que já sai dando patada extra em todo mundo. (kkkkkk) Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janethe, posso ter parecido taxativa, mas tem muita coisa errada e não quis deixar margens para dúvidas, mas no próximo post, vou deixar claro o que pode ser feito e com que frequência e horários. Enfim, tudo que for muito importante que saibam. Beijos

      Excluir
  5. Adorei as dicas!!
    Realmente você não disse nenhuma novidade, mas mostrou para alguns que estavam precisando ver alguns pontos falhos.

    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Vanessa, mas às vezes ficamos tão perdidos que é bom ter em que se apoiar e começar a fazer isso certo rsrsrs

      Excluir
  6. Parabéns!
    Espero sinceramente que alguns autores leiam com bastante atenção o ítem 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carminha, o item 8 foi outro importante aprendizado meu e é super válido!

      Excluir
  7. Nada como ler de quem entende! Valeu, Josy!! SPAM nas redes sociais não está com nada!

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto. Escritores como nós temos mais que nos apoiar mesmo. Nada de inveja, e sim felicidade pelo sucesso conquistado do colega. Ótimoi texto, repito. Me identifiquei com muitos pontos ai explanados.

    Abraço

    Tanner Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tanner, fui além de alguns pontos óbvios para que possamos fazer a diferença. Nossa geração tem tudo para mudar o futuro da literatura nacional. Só precisamos focar nossos esforços nisso.

      Excluir
  9. Perfeito, Josy! As vezes a gente acha que já tem tudo memorizado de cor e salteado, que somos experts em facebook e etc, mas a verdade é que a vida é corrida para todos e acabamos nos esquecendo das coisas básicas e mais importantes. Você com grande simplicidade e maestria as colocou de uma forma brilhante. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Pepper? rsrs Se tem algo que eu aprendi com essa luta toda é que não dá para saber tudo sobre facebook, a rede vive mudando hahaha E os usuários também, é difícil demais agradar a todos, mas nós tentamos. Obrigada.

      Excluir
  10. Boas dicas, Josy! Bravo e obrigada por dividi-las conosco. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Adorei, Josy. Esperando ansiosamente o próximo! Viver é aprender... ainda mais no Face, rsrs!
    Beijos e sucesso, amiga!
    Eleonor

    ResponderExcluir
  12. Uau amei suas dicas, Josy. Acho até que aprendi muito, porque posso dizer que "a carapuça serviu". Rrsrsrs. Também aguardando a próxima. Beijo. Lilian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha Lilian, ainda bem que pude te ajudar, linda! Bora para o próximo, estou vendo que está todo mundo ansioso!!! kkkkkkkkkkkkkk Beijos

      Excluir
  13. Muito bom, Josy. Dicas assim são fundamentais para os iniciantes. Vou compartilhar. Grande beijo

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Mas eu amei esse post e essas dicas, valeu querida! :)
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dicas, Josy. Acho esse um assunto intrigante e muito importante para os autores, venho refletindo, observando e pensando práticas há algum tempo, embora não tenha certeza de que estou no caminho certo. Por exemplo, atualmente estou promovendo um sorteio do meu livro na fan page (com raríssimas divulgações no perfil pessoal) e duas das regras para participação são: curtir a página e compartilhar o post, justamente o que você não indica em um tópico desse texto. rsrs
    Mas, fico em dúvida, pois vejo que essa é uma prática recorrente entre autores.
    Beijos e sucesso, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observar é a chave!!! No próximo post explico o que pode ser feito com um resultado muito melhor, pode ficar tranquilo. Beijos

      Excluir
  16. Achei espetacular e verdadeiro. Deu sim para avaliar bastante coisa! Thanks Josy. ;)

    ResponderExcluir