Leitor não compra livro!

by - janeiro 29, 2014

Esse título pode parecer pessimista, porém, olhando do meu posto de vista, é bastante realista. Estou aqui hoje para dar fim à série sobre marketing autoral, com dicas para divulgação de livros no meio digital. Comecei a escrevê-lo porque vi muitos autores iniciantes e independentes perdidos, sem saber o que fazer, e com pouco conhecimento de mercado e de ferramentas. Neste último post, vou falar sobre o que é mais importante: marketing de imagem.
Vou começar explicando o título. Leitor não compra livro; pessoas buscam ideais, sonhos e emoções. Já reparou na relação íntima, de amor e ódio, que o leitor tem com os personagens, com a narrativa e até mesmo com o autor (por mais que jamais vá conhecê-lo pessoalmente)? É por isso que elas leem, é isso que desejam, afinal, quem nunca procurou na fantasia a paixão que lhe faltava na vida?
Tudo bem, Josy, mas o que isso tem a ver com a imagem do autor? Absolutamente tudo! Já que não adianta ficar falando "compre já", "adquira o seu", entre outras coisas bem frias, você, autor, tem que passar para seu leitor exatamente o que ele almeja: sentimentos. Qual a sua relação com o livro? Como foi escrevê-lo? O que significa leitura e escrita para você? O que sente em relação à vida, às pessoas, aos relacionamentos?
São as respostas destas e muitas outras perguntas que os convencerão de que precisam ler algo seu, porque eles se identificam, se aproximam, te conhecem por dentro e se gostarem do que virem, não pensarão duas vezes na hora de ter os sonhos que construíram nas mãos. Torne seus livros necessários para eles como respirar. Com certeza, isso é o mais difícil nesta empreitada de divulgar seu livro na internet.
Mas não impossível! É um trabalho árduo e diário. Você precisa ser sempre criativo e espontâneo, sem cair em palavras e ações negativas. Sua imagem venderá seu peixe, portanto, não a destrua, como já falei anteriormente nesta série. Passe paixão pelo o que você faz, pensamentos positivos sobre qualquer coisa, desde sua vida, seu trabalho ou suas relações. Quando falar de seu livro, traga à tona sua essência e como a história, os personagens, os comentários ou as vendas (seja a que se refira) fazem você, ou aqueles que já leram, se sentirem.
Desde sua biografia até as postagens diárias tem que transmitir aquilo que vai envolver o leitor com a sua história, sua luta e seus escritos. Você é um contador de história, não marketeiro, portanto, comova em seu dia a dia e emocione as pessoas que tiverem a oportunidade de ler algo que você escreveu. Faça o dia delas melhor. Toque a alma de seu leitor com a sua.
Bem, seus lindos, era isso que eu tinha para dizer. Espero, muito muito mesmo, ter ajudado. Se captarem o que eu disse neste post, os outros serão fáceis de lidar. Fazer o trabalho de divulgação de maneira mecânica não trará frutos. Viva e trabalhe com paixão e sentirá toda a diferença. Boa sorte a todos nós e que cada dia mais brasileiros conheçam nossa geração de escritores. Beijos <3

You May Also Like

14 comments

  1. Josy, que lindo! Era o que eu estava precisando. Obrigada por sua postagem. Já estou salvando as outras ( links) para ir lendo com calma. Obrigada por disponibilizar seu tempo para "conversar" conosco sobre o tema.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Marli, você fez minha noite melhor com seu comentário. Obrigada! Fico realmente feliz em ajudar! <3 Beijos

      Excluir
  2. Amei... amei... amei... Fechou a série de Marketing Autoral com chave de ouro!
    São dicas que vou levar por toda a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Gleize, isso me faz tão feliz. Que nunca nos esqueçamos do porquê escrevemos, apesar de estarmos "vendendo".

      Excluir
  3. Lindo e verdadeiro Josy, magnifica as suas dicas e posts sobre sua experiencia no mundo literário. Você e a Vanessa Bosso, são duas divas. Os artigos de vocês tem ajudado bastante!

    Abraços ;-)

    Michael Josh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que lindo seu comentário, obrigada, Michael, hora de arrasar. Beijos

      Excluir
  4. Quando eu li "LEITOR NÃO COMPRA LIVRO" no título eu pensei: aha, agora a Josy vai mitar. E não teve outra rs. Adorei a mensagem, hoje em dia, mais do que nunca, o autor está tão importante quanto a sua obra, se não mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKK Inspiração a um nível inacreditável!!! Eu tinha tudo isso para dizer desde quando pensei em marketing de imagem, mas só me veio a ideia de como escrever quarta! <3 Imagem é tudo hoje, em qualquer profissão, não é diferente para autores <3

      Excluir
  5. Uau!!! É isso mesmo!!! Amei mesmo. Gostei do que você disse "Somos contadores de histórias e não marketeiros". É verdade, e temos que colocar isso com toda a nossa alma e coração.
    Amei a dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah, adorei a sua visão. O leitor não compra livros, busca ideias, sonhos, emoções... Amei!
    Parabéns pelo texto.

    Beijos Fabi

    ResponderExcluir