Josy Abre o Jogo sobre FanFics

by - fevereiro 26, 2015


Quero abrir um post sobre fanfic, mas não para polemizar, que fique claro. Na verdade, é com intenção de me retratar devido a uma troca de comentários com uma blogueira que virou uma discussão não intencional, por isso decidi falar sobre o tema de forma pública. Caso alguém tenha se ofendido com minha opinião, aí vai.

Primeiro: sou uma pessoa de opiniões muito bem formadas sobre tudo. Não fico falando a torto e a direito o que penso das coisas porque não tenho nenhuma intenção de me autopromover com polêmica. Também porque não sou do tipo que fica fazendo a cabeça de ninguém. Cada um na sua. Então eu fico na minha.

Segundo: não tenho preconceito com fanfic. Como leitora, já li, claro, porque também sou fã de muitas obras e muitos autores. Também já li livros que vieram de fics. Se eu gostei? Aí já é relativo, depende de muitos fatores para agradar meus gostos particulares. No geral, não me dou bem com o gênero. É meu direito não gostar, assim como não curto literatura de terror nem de autoajuda.

Terceiro: como autora não tenho nada contra a publicação de fics, que tenham sido alteradas a ponto de não lembrar nada do original. Essas histórias têm público cativo e as editoras não são nada bobas em publicar. Se eu vou escrever fanfic um dia? Não, isso é fato, assim como não escrevo sobre vampiros, nem lobisomens, nem anjos, nem eróticos com homens fodões e mulheres bobinhas. Por quê? Não tem nada a ver com meu estilo literário (nem é o tipo de leitura que prefiro!).

Quarto: não tenho nada contra quem escreve ou gosta de ler fanfics. Gosto é gosto, e cada um tem o seu. Eu respeito a opinião e as preferências dos outros, da mesma forma que espero que respeitem as minhas. E se eu não gostei de alguma obra, sou do tipo sincera, às vezes até emotiva demais, porque quando leio, eu me transporto para a história, assim como qualquer leitor. Então, quando concluo qualquer leitura, algum sentimento ela me despertou: paixão, frustração, raiva, dor, etc.

Enfim, era isso que eu tinha a dizer, espero ter esclarecido o que penso sobre esse assunto, sem ofender ninguém.

You May Also Like

0 comments